A tecnologia veio para ficar: entenda porque o sucesso do seu trabalho depende disso

No último dia 20 de outubro, a Câmara de Vereadores do Recife aprovou uma lei restringindo a implantação de portaria virtual nos condomínios da cidade, em alguns casos. O fato colocou novamente em pauta a presença da tecnologia nos condomínios, isso porque os empecilhos para a implantação de soluções digitais nas comunidades não são novos. Dênia Corrêa, responsável pelo TownSq Gestão Assistida e com experiência de dez anos no mercado condominial, já observou diferentes situações nas quais o síndico não conseguiu resolver problemas na comunidade através da tecnologia. Em uma dessas situações, os condôminos não queriam abrir mão da figura do porteiro em troca de uma portaria virtual. Em outras, essa mesma tecnologia foi barrada uma vez que, na opinião dos condôminos, dificultava o processo de recebimento de encomendas.

O consenso no mercado condominial aponta para o papel das soluções digitais resolvendo os problemas da comunidade. Dados do aplicativo TownSq mostram que, somente neste ano, mais de 510 mil chamados foram resolvidos. No mesmo período, as 500 mil reservas realizadas lá indicam também a relevância da solução na experiência dos moradores. Apesar disso, os exemplos mencionados demonstram que síndicos ainda se deparam com diferentes obstáculos para implantar tecnologia no condomínio. Para entender quais desafios são esses e como o síndico pode apresentar os benefícios da tecnologia para a comunidade, trazemos a opinião de especialistas e o relato de um Síndico Profissional que vê na prática como os benefícios do digital são essenciais para seu trabalho e para a satisfação dos clientes.

 

Encontre uma solução adequada e demonstre isso

Para que o condomínio abrace a tecnologia e você colha os frutos, é preciso demonstrar à comunidade os benefícios dessas soluções digitais. Essa é a opinião das especialistas no mercado condominial da TownSq, Dênia Corrêa e a Ingrid Zenatti, Líder da Comunidade de Síndicos. Para Ingrid, tudo começa com o síndico identificando os problemas do condomínio e procurando a solução digital mais adequada, uma vez que “existem várias tecnologias no mercado e o síndico precisa entender qual faz sentido para aquele condomínio específico”. A especialista lembra também que nem toda tecnologia será adequada para aquela situação, cabe ao síndico identificar as possibilidades, conversando é contando com a ajuda de síndicos de outros condomínios que já fazem uso de aplicativos, por exemplo, para tomar sua decisão. 

Nesse sentido, Dênia lembra que hoje o mercado oferece soluções digitais para todos os problemas do condomínio, soluções essas que podem ser associadas para entregar resultado. Usando novamente como exemplo a portaria virtual, a dificuldade de retirada de entregas nessa modalidade seria solucionada com a implantação de lockers, tecnologia que promove a ponte entre entregador e morador. Daí a importância do síndico conhecer as soluções oferecidas pelo mercado, associando-se a elas e levando essa estrutura aos condomínios onde atua e pretende atuar, como destaca Ingrid. Para ela, desafios como o perfil dos moradores não é determinante para impedir a presença da tecnologia no condomínio. Usando esse exemplo, o síndico pode ajudar moradores de idade que encontram dificuldade no manuseio da tecnologia se dispondo em determinados momentos a solucionar suas dúvidas e orientá-los. Trabalho que pode ser desenvolvido também por membros da equipe. 

Ingrid destaca também que, mesmo depois de implantada, a tecnologia pode não ser abraçada pela comunidade de imediato. Nesses casos, ela orienta:

  • Compreender os motivos da falta de adesão à tecnologia: dificuldade no acesso? Desconhecimento? O diagnóstico é o primeiro passo para resolver o problema.
  • Montar um plano de ação: incluindo diferentes iniciativas de comunicação que demonstram à comunidade a importância da tecnologia, deixando claro seus benefício na economia de tempo, dinheiro, na promoção de transparência e mais.
  • Treinamento: em alguns casos, somente a conscientização não é suficiente. É necessário também acompanhar colaboradores e moradores no uso da tecnologia. 
  • Em todas essas etapas: conte com especialistas e a equipe responsável pelas tecnologias para auxiliar você nessa tarefa de engajamento da comunidade. A TownSq, por exemplo, conta com uma equipe de Sucesso do Cliente cuja função é auxiliar na adesão da comunidade e garantir que as experiências com a tecnologia, sua e da comunidade, sejam a mais produtiva possível. 

 

Exemplo de sucesso: a tecnologia impulsionando a carreira do síndico

E qual é o resultado de todo esse esforço? Uma gestão condominial que permite o seu crescimento na carreira e a satisfação da comunidade. Tomemos como exemplo a experiência de Fábio Becker (Se7e Condomínios), Síndico Certificado atuando em 18 condomínios, cuja gestão é feita pelo aplicativo TownSq em associação com a plataforma TownSq Business, essa última especializada na gestão multicondomínios. A adoção das tecnologias permite que o atendimento da empresa de condomínios tenha como meta uma resposta aos chamados em até 24 horas. Mantendo as informações no aplicativo, é possível solucionar os problemas apontados pelos moradores e também obter indicadores de produtividade e satisfação do cliente. As soluções digitais da TownSq são tão importantes para a função de Fábio e sua sócia que o modelo de trabalho deles é baseado nas ferramentas. “Além de proporcionar produtividade, o morador se sente atendido. Eu consigo ser rápido nos comunicados, oferecer um atendimento rápido”, lembra Fábio, que atesta: “não conseguiria fazer a gestão de tantos condomínios se não houvesse uma ferramenta igual ao TownSq”. 

 

Chegou a sua vez!

E já que a orientação oferecida por Dênia e Ingrid para superar as barreiras de aceitação da tecnologia é demonstrar os resultados para a comunidade, que tal usar a sua experiência com a tecnologia como argumento? O aplicativo TownSq permite isso, através de sua versão gratuita para a avaliação, válida durante 14 dias. Como lembra Géssica Florisbal, product manager do TownSq, essa versão inclui modelos de chamados, documentos e outros componentes do aplicativo, tornando a experiência do usuário a mais real possível. Assim, você pode conhecer todas as funcionalidades do sistema e compartilhar essa experiência tanto na eleição como em uma reunião de assembleia ordinária.

Solicite a versão gratuita do TownSq

E você, ainda não implantou as tecnologias da TownSq nos seus condomínios? Sua parceria conosco garante condições especiais para proporcionar soluções digitais nas comunidades. Para saber mais sobre os benefícios do aplicativo TownSq, a gestão financeira facilitada pelo TownSq Gestão Assistida ou a gestão multicondomínios proporcionada pelo TownSq Business, entre em contato conosco pelo [email protected].

Close

Falta pouco para você se tornar um Síndico Certificado

50% Completo

FAÇA PARTE DA

#COMUNIDADE TOWNSQ

A newsletter do Síndico Certificado.
Inscreva-se e receba 2 vezes por mês informações e atualizações sobre a realidade dos condomínios e o mercado de síndicos