O 2020 dos Síndicos Certificados

Todo ano apresenta desafios, mas podemos concordar que 2020 foi diferente. A pandemia promoveu mudanças profundas na realidade de todos a partir de março. E com os Síndicos não foi diferente. Aqueles que já atuavam na profissão tiveram que lidar com a crescente demanda dos moradores, em sua grande maioria isolados em casa. E aqueles que estavam à procura do primeiro condomínio tiveram que mudar seus planos quando as reuniões de assembleia foram canceladas e o mandato dos síndicos foi estendido. Mas o ano também foi de conquista para Síndicos Certificados. Alguns fizeram uma transição de carreira e conquistaram seu primeiro condomínio. Outros aumentaram o tamanho da sua carteira. Ou seja, 2020 tem algo em comum com outros anos: muita coisa aconteceu. E por isso, nós fomos conversar com o Síndico Certificado Bruno Luize e a Diretora da Comunidade de Síndicos da TownSq Ingrid Zenatti, para entender o que este ano trouxe de novidades e desafios.

 

Um ano na vida de um Síndico Certificado

Bruno Luize ingressou na Certificação em maio de 2019 e hoje atua em três condomínios. Só em 2020 ele conquistou mais um condomínio. Mas esse ano também foi de desafios para o Síndico Certificado. Quando a pandemia chegou, ele foi atrás de informações para manter os condôminos seguros. A estratégia de Bruno para superar o desafio incluiu a comunicação com a comunidade. E se tratando de comunicação, o aplicativo TownSq foi essencial para entender a vontade dos condôminos e oferecer a orientação correta. “Em um condomínio as restrições foram mais severas e em outro menos, justamente porque tive a percepção dos condôminos em relação ao momento que estamos vivendo“, lembra. O Síndico Certificado reconhece o papel dos zeladores, definidos por ele como “heróis”. Nos condomínios onde atua, eles executaram tarefas que permitiram a permanência dos moradores em casa, além de orientarem a comunidade.

 

Um ano no mercado de condomínios

“O ano de 2020 mudou muito o mercado de condomínios”. Quem afirma isso é a Diretora da Comunidade de Síndicos da TownSq, Ingrid Zenatti. Para ela, a pandemia promoveu uma série de mudanças nas comunidades. Os moradores passaram a trabalhar e estudar em seu lar e com isso a exigência aumentou. Ingrid inclusive observou um aumento na substituição de Síndicos moradores por Síndicos profissionais na gestão de alguns condomínios.

Outra mudança observada foi uma procura maior pela digitalização. Quando os moradores não podem mais circular pelo condomínio e se deparar com os avisos no mural, soluções digitais de comunicação se tornam indispensáveis. E tudo indica que mais síndicos tiveram essa percepção neste ano. Ainda bem que alguns têm a sua disposição uma estrutura que oferece suporte e tecnologia. Em 2020, a possibilidade de implantar o aplicativo TownSq na comunidade garantiu a vitória de Síndicos Certificados na aquisição de novos condomínios, segundo Ingrid. E os Síndicos também parecem ter percebido a importância da sua presença no ambiente digital: redes sociais, web pages, etc.

Mas para 2021 as perspectivas são positivas. Bruno espera uma comunidade saudável, aproveitando a estrutura que os condomínios oferecem, sem restrições. Em termos de trabalho, ele já planeja uma obra para o próximo ano. E para sua carreira, o Síndico Certificado pretende se eleger em pelo menos mais um condomínio. E se tratando da Certificação, Ingrid garante um 2021 com maior possibilidade de engajamento na comunidade e um mercado que segue muito promissor.

Close

Falta pouco para você se tornar um Síndico Certificado

50% Completo

FAÇA PARTE DA

#COMUNIDADE TOWNSQ

A newsletter do Síndico Certificado.
Inscreva-se e receba 2 vezes por mês informações e atualizações sobre a realidade dos condomínios e o mercado de síndicos