Síndico: é mais vantajoso fechar novos negócios ou manter seus clientes?

Essa é uma pergunta comum a todos os empreendedores e com os síndicos não seria diferente. A exigência do mercado por profissionais qualificados tornou comum casos de gestores atuando em cinco, dez, vinte condomínios ao mesmo tempo. Mas e aqueles que preferiram atuar em alguns condomínios apenas, seria isso uma estratégia? Seria mais vantajoso manter seus clientes, em vez de procurar fechar novos negócios?

Para a Síndica Profissional Certificada Rejane Camargo, tem sido mais fácil manter os clientes. Ela atribuiu sua reeleição em três dos cinco condomínios onde atua aos resultados que entregou à comunidade, ao fato das “pessoas notarem a diferença do que era o condomínio e de como ficou”. Sendo assim, apresentar para a comunidade os avanços conquistados na sua administração foi fundamental, segundo ela. Suas apresentações à assembleia são detalhadas e recebem elogios da comunidade. Rejane parece ter identificado seu diferencial, aquilo que a destaca perante os outros e pode ser o motor da sua ascensão na carreira.

 

LTV vs. CAC

A experiência de Rejane se reflete na teoria, de acordo com o especialista em Sucesso do Cliente da TownSq, Diego Malta. Ele é categórico ao definir que manter os clientes é mais vantajoso, sendo “de 5 a 7x mais barato”. Nesse sentido, ele orienta síndicos a compreenderem quanto tempo leva para que eles tenham retorno daquilo que foi investido para fechar um novo contrato. Esse cálculo é possível a partir de duas variáveis: CAC, o custo de aquisição por cliente, e o LTV, o tempo de vida do cliente. O primeiro é o produto de uma soma que inclui todo o gasto do síndico para fechar novos negócios, dividido pelo número de clientes adquiridos, tudo isso referente a um determinado período. Um LTV três vezes maior que o CAC é o ideal: menos que isso significa você está gastando muito para adquirir seu cliente.

Porém, mais inteligente do que apenas manter os clientes é conquistar novos condomínios a partir dos primeiros. Essa estratégia faz sentido uma vez que diminui o custo de aquisição por cliente, além de aumentar as chances de fechamento, como lembra Diego. Rejane tem a oportunidade de colocar isso em prática, de transformar seus cinco condomínios em seis, agora que concorre à eleição em um condomínio clube. Para fechar esse novo negócio, ela enviou uma proposta ao possível cliente, destacando a gestão personalizada que oferece em seus condomínios. Para além da reunião de assembleia, ela manteve contato com a comunidade,  conhecendo os moradores e conversando com eles. “As vezes eu me sinto assim como mãe dos condôminos”, confessa. Rejane também destacou em sua proposta o suporte de tecnologia da TownSq que suas comunidades recebem.

 

Relacionamento com o cliente e o sucesso dele

Deu pra perceber que o cliente é elemento central de qualquer iniciativa para a expansão do síndico na carreira. E nesse sentido existem duas práticas: Relacionamento com o Cliente e Customer Success, ou sucesso do cliente. O primeiro diz respeito à comunicação e o relacionamento entre profissional - o síndico - e os chamados “stakeholders”, representados pelos moradores, conselheiros, fornecedores, entre outros. Iniciativas de relacionamento com o cliente, portanto, envolvem canais de atendimento e ações de comunicação que garantem a valorização e o atendimento da comunidade.

Já o Customer Success, no trabalho de síndicos, é pautado em gerar resultados para os condomínios. Nesse sentido, a orientação de Diego a esses profissionais que procurem entender as razões que motivaram sua contratação e planejem seu trabalho a partir disso. E na hora da reeleição, com os resultados entregues pelo síndico quantificados e comprovados, a tarefa de permanecer gerindo a comunidade fica mais fácil.

Existe um vasto campo de conhecimento, tanto para o Relacionamento com o Cliente quanto para o Customer Success, que pode ser explorado por síndicos que buscam colocar em prática estratégias que garantem a permanência de seus clientes. Portanto, o que você precisa saber é que, se tratando de cuidado com cliente, existem caminhos para que você se estabeleça como um síndico profissional de sucesso, seja focando na aquisição ou na manutenção de clientes.

Close

Falta pouco para você se tornar um Síndico Certificado

50% Completo

FAÇA PARTE DA

#COMUNIDADE TOWNSQ

A newsletter do Síndico Certificado.
Inscreva-se e receba 2 vezes por mês informações e atualizações sobre a realidade dos condomínios e o mercado de síndicos